Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ray tracing ou Rasterization?

Pois é ....
Acredito que nessa 2ª metade de 2009 até metade de 2010
os preços de GPUs vão cair assustadoramente. Principalmente por
causa desses 2 motivos:
  1. Lançamento da linha de GPUs ION da NVidia, uma GPU que pode ter desempenho comparado com uma 9400M, que será usada em notebooks e netbooks com preço mais baixo e menor consumo de energia.
  2. Finalmente uma verdadeira revolução no mundo dos games talvez alguns vão chamar isso de: "A transição da era do Rasterization para RayTracing".
Essa idéia já não é novidade alguma para quem acompanha lançamentos e papers de CG e na 2ª metade do ano passado a NVidia demonstrou a possibilidade de combinar esses 2 tipos de rendering usando CUDA em uma GPU (http://developer.nvidia.com/object/nvision08-IRT.html).

Para demonstrar a capacidade de RayTracing em RT, na SIGGRAPH 2009 a NVidia apresentou a engine OptiX. A demonstração em tempo real da engine OptiX foi executada em um sistema multi-GPUs NVIDIA’s Quadro Plex 2100 D4 e foi capaz de efetuar a rendering na resolução de 1080p em 30fps. Essas workstations são usadas para rendering e processamanto de imagens, ainda que 30fps em 1080p não seja "O Desempenho" esperado para jogos, já é uma revolução na forma de rendering nas GPU.


Abaixo uma imagem resultante da demo:























links:
imagem em hidef:
http://thepriorart.files.wordpress.com/2009/08/nvidia_automotive_rt2.jpg
Artigo original:
http://thepriorart.wordpress.com/2009/08/05/nvidia-optix-ray-tracing-engine-unveiled-at-siggraph-200/

Nenhum comentário:

Postar um comentário